sábado, 21 de janeiro de 2012

STOP SOPA, STOP PIPA, SUPORT ANONYMUS

 (O TEXTO É GRANDE, MAS NENHUMA PALAVRA É PERDIDA, ACREDITEM).

Se você não sabe o que são estas siglas, acho que já esta na hora de tomar conhecimento. Ambas estão em evidência nas ultimas semanas e tem causado muitas dores de cabeça para diversos internautas por toda a rede. No ultimo dia 19, uma das grandes redes de hospedagem on-line, o Megaupload, foi fechado pelo FBI sob acusação de apoiar a pirataria. A coisa foi feia, o dono do site teve sua casa invadida e foi preso. No mesmo dia, a noite, foi a vez de outro mega-hospedeiro ser derrubado, desta vez o alvo foi o Filesonic.

Agora vamos ao que realmente interessa o que são SOPA e PIPA, duas siglas que não tem nada haver com as palavras que você conhece em português. Ambas são projetos de lei que estão correndo no senado americano e que se forem aprovadas nos jogarão em uma ditadura digital da qual jamais poderemos sair.

Segundo dados da Wikipédia (que é um dos grandes sites que se opõe a lei), SOPA significa, Stop Online Piracy Act (pare os atos de pirataria online) e é considera uma clara violação a 1ª emenda, além de ser uma forma de censura que irá prejudicar a internet, ameaçando a liberdade de expressão e consequentemente os blogs. A lei autoriza o FBI a fechar todo e qual quer site que esteja sob suspeita de pirataria.

Entre aqueles que estão contra o SOPA estão sites de peso como "Facebook", "Twitter", "GOOGLE", "Yahoo", "Linkedin", "Wikipédia", "Amazon" e "E-Bay", entre outros. Por outro lado, existem aqueles que apoiam este projeto absurdo, entre eles estão grandes empresas como: "Walt Disney", "Universal music group", "Motion Picture Assosciation of American","Wall Mart", "Recording Industry Association of American", "Time Warner" (também conhecida como Warner Bros.), "CBS", "Toshiba" e "Paramount".

Há também as empresas que desistiram de apoiar a idéia: "Eletronic Arts" (conhecida como EA) e "Sony". Sugiro que façamos um boicote a essas marcas que estão a favor de um projeto que pode nos deixar completamente orfãos de informação e dados diversos. 

Mas, mais invasivo que o SOPA, é o PIPA, que significa Protect IP Act (Ato de proteção ao IP), infelizmente não consegui encontrar dados suficientes sobre esta sigla, mas com base em algumas suposições que desenvolvi conversando com meu primo (Nerd/Geek), suspeitamos que tal Sistema de Proteção, na verdade seria um sistema de rastreamento de IP, ou seja, eles poderiam entrar no seu computador, vigiar tudo o que você acessa, com quem você fala e o que você faz a qual quer hora do dia.   

"Palco mais perfeito não poderia ser desejado (...) A madame justiça que dedico este concerto, em honra as férias que ela parece ter tirado deste local e em reconhecimento ao impostor que ficou no lugar dela" (V for Vendetta - 2001)

Com esta frase, eu pretendo apresentar a vocês os "Heróis" desta revolução cibernética. Um grupo de ativistas, compostos por hackers que se autodenominam "Anonymus", realizou um série de ataques a diversos sites americanos, incluindo o FBI (que ficou fora do ar por uma hora). Tal ação foi feita como uma retaliação pelo fechamento do Megaupload (site de hospedagem).

Existem diversos videos circulando na internet assinados por este grupo, em um deles, eles afirmam terem conseguido desativar não apenas o FBI, mas também sites de grandes estúdios de cinema e musica, como a Universal e o Motion Picture Assosciation of American. Nas redes sociais, diversos usuários aderiram maciçamente a causa, mudando seus avatares para fotos do personagem V do filme "V de Vingança", que é a fantasia utilizada pelos Anonymus em seus videos de protesto.

Como resultado destes "ataques", a lei foi suspensa indeterminadamente, "até que haja um amplo acordo sobre a solução", segundo palavras do próprio Lamar Smith, idealizador dos dois projetos em pauta. Por enquanto a ação do grupo Anonymus nos garantiu alguns centímetros a mais de liberdade de expressão, mas eu me pergunto, até quando teremos de lutar tanto assim, para conseguirmos ter acesso a informações livres?

Eu gostaria de abrir um parêntese para criticar abertamente a notícia divulgada no jornal nacional de ontem (20/01/2012) em que durante a reportagem, apresentou o dono do Megaupload como um vilão e seus programadores como comparsas de crime e que também deu mais atenção para os EUA do que para os Hackers, dando a entender que eles não passaram de um detalhe de pouca importância em todo o processo que adiou a votação dos projetos de lei. Segundo palavras do próprio âncora, "O projeto foi adiado após o fechamento de um dos maiores sites de distribuição de vídeos e musicas da internet", quando na verdade todos nós sabemos que o real motivo desta decisão foi o ataque em massa feito pelos Hackers do grupo Anonymus.

ACESSE AQUI A PETIÇÃO ONLINE FEITA PELO GOOGLE COM O INTUITO DE BARRAR ESTES PROJETOS DE LEI: https://www.google.com/landing/takeaction/

VEJA AQUI O VIDEO DIVULGADO PELO GRUPO ANONYMOUS:


REPASSE ESTE TEXTO SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, É CONTRA ESSAS LEIS QUE PLANEJAM NOS PRIVAR DE TODA E QUAL QUER FORMA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA REDE. 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, nos diga o que achou do post!

 

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Nossas redes sociais

Chatbox

Progresso dos projetos

  • Devore ou Seja Devorado (Novel)
    50%
  • Groupie
    60%


  • New York, New York
    22%


  • Tsuyogari
    50%


  • Honey&Honey
    20%

Seguidores

Blog Archive

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

BTemplates.com

Copyright © Tenou's House Layout by: Misaki | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com