quinta-feira, 3 de março de 2011

HINAMATSURI!

ALTAR COM AS BONECAS HINAMATSURI
Bom, como parece que ninguém acertou o dia de hoje, o melhor é explicar, não é?
Hoje, 03 de maio é comemorado no Japão o Hinamatsuri (o dia das meninas/festival da princesa). A data consiste em orações que a família faz para que a jovem cresça saudável e inteligente, mas, as festividades vão alem disso.

A origem do festival vem de um costume chinês, em que antigamente “despejava-se” todos os pecados numa boneca e então se jogava a mesma no rio, para que ela levasse os pecados embora. Mas quando este costume chegou ao Japão, a assimilação da boneca como brinquedo de menina modificou tudo, transformando as festividades no dia das meninas.

MENINAS DE KIMONO COMEMORAM O HINAMATSURI
Existe uma superstição a cerca das bonecas do hinamatsuri, se a família não guardá-las, assim que o festival acabar, a menina demorará para conseguir um bom casamento. Estas bonecas, que constituem uma espécie de corte imperial japonesa, são antiguidades passadas de mãe para filha durante gerações.

Mas existe uma explicação lógica por trás desta superstição, afinal de contas em março chegam as chuvas e para prevenir de as bonecas serem atacadas pelo mofo, o melhor é guardá-las, longe da umidade.

AS MENINAS VESTEM SEUS MELHORES KIMONOS
Atualmente, o hinamatsuri não tem quase nada de tradicional e se tornou mais uma grande liquidação onde diversos produtos femininos custam metade do preço e meninas de até 16 anos podem comer certas guloseimas de graça em lojas do Japão.

E uma curiosidade: o kodomo no Hi (o dia do imperador – em que se homenageia os meninos) é um feriado, mas o hinamatsuri não...vá entender ¬¬

O Cardápio do Hinamatsuri:

SHORTCAKES COM ENFEITE HINAMATSURI
Entre os pratos típicos do hinamatsuri, estão a sopa de mexilhões, pois reza a lenda que assim como as conchas dos mexilhões permanecem unidas, o mesmo ocorrerá com a menina, quando no futuro, se casar.

Existe também o bolo de morango (shortcake), este não chega a ser um prato típico, mas pela assimilação de meninas com coisas doces e pelo fato de o morango ser uma fruta da estação, o mesmo se tornou parte do cardápio do hinamatsuri.

Mas sem duvida o Hishimochi, o mochi de três camadas coloridas, é o mais conhecido e apreciado durante o festival. Mochi, para quem não sabe/não lembra, é um bolo de arroz glutinoso e neste caso cortado em formato de diamante e colorido de branco, rosa e verde.

HISHIMOCHI
Dizem que este bolinho deve representar a fertilidade que a menina um dia atingirá. O corante rosa vem de flores de ameixa, o branco de nozes esmagadas na água e o verde de uma espécie de arbusto.

ENTÃO MENINAS, TENHAM UM MARAVILHOSO HINATASURI

OFERECIMENTO TENOU’S HOUSE

Obs: após esta breve explicação, segue-se vídeos, roms e um capt. De lover’s position como presentes para minhas leitoras V^-^V

VIDEO DO GRUPO  MINIMONI : HINAMATSURI
(COM LEGENDAS EM PT-BR)

THUMBNAILS:

Reações:

Um comentário:

  1. realmente não sabia que o Hinamatsuri se referia ao dia de hoje. acho um costume muito interessante mesmo, bem cultural, singular. apesar do fato de não ser um feriado e o Kodomo no Hi ser parece conter certo preconceito, infelizmente. acho os pratos muito fofos e delicados, dá até pena de comer observando assim. (que fome! eu comeria sim. wiuehwuiew) obrigada por mais este artigo o/

    ResponderExcluir

Oi, nos diga o que achou do post!

 

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Nossas redes sociais

Chatbox

Progresso dos projetos

  • Devore ou Seja Devorado (Novel)
    50%
  • Groupie
    60%


  • New York, New York
    22%


  • Tsuyogari
    50%


  • Honey&Honey
    20%

Seguidores

Blog Archive

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

BTemplates.com

Copyright © Tenou's House Layout by: Misaki | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com