Tsuyogari

Nekota Yonezou

New York New York

Ragawa Marimo

Eat or be Eaten (Novel)

Fuyuno Jinko

Honey e Honey

Takeuchi Sachiko

Groupie

Youka Nitta

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Haru Wo Daiteita e sua contribuição para o Yaoi - Post especial – dia do Yaoi (08/01)

capa do volume 01

Um dos maiores marcos na categoria mangá Yaoi dos últimos anos, é, pelo menos para mim, a série de 14 volumes, Haru Wo daiteita, criada pela manga-ká Youka Nitta, a publicação foi como uma espécie de divisor de águas no mundo fujoshi. Claro que já existiam e ainda existem muitas outras manga-kás tão talentosas quanto Nitta-sensei, mas, na minha visão, este mangá tem um quê especial.

Quando eu conheci o Yaoi propriamente dito, passei a buscar mangás na rede, o que naquela época não era muito fácil (mas não pense que faz tanto tempo assim, foi apenas há nove anos). Enfim, após garimpar em diversos sites, encontrei algumas páginas traduzidas do mangá e no mesmo instante me apaixonei pelo traço firme e masculino dela.

Um breve resumo:

página do mangá

“Haru Wo daiteita” pode ser traduzido de forma livre como “eu alcancei a primavera” e é também o titulo do livro/filme da escritora (fictícia) Nagisa Sawa, que envia um convite para dois atores de filmes AV (adultos), com o intuito de colocá-los em teste para decidir qual ficará com o papel principal (o personagem seme).

São chamados para o teste Youji Kato e Kyousuke Iwaki, ambos rivais de profissão. Enquanto o primeiro ascende como ator no mundo dos filmes adultos, o segundo, com mais tempo de trabalho, se sente subjugado e inferiorizado pelo outro, que é mais novo que ele.

O teste consiste em fazerem uma cena de amor na cama e tudo se desenrola como uma espécie de luta na qual o vencedor não conseguirá apenas o papel principal, mas também, impor seu orgulho sobre o perdedor. Tudo leva a crer que Kato irá vencer, quando... Ele nota entre as pernas de Nagisa, a qual estava assistindo a cena, uma protuberância, se distraí e é quando a situação se inverte e Iwaki toma a posição de seme.

Mesmo após isso, o papel é dado para Kato, o que causa total desgosto em Iwaki. Após todo o mal entendido, Kato vai até o apartamento do outro e após uma breve discussão, eles acabam tendo uma tórrida noite de amor. Até o fim do volume 01 eles estão morando juntos e é aqui que as coisas realmente começam a acontecer.

A narrativa de Nitta-sensei:

Eu gosto da forma como ela apresenta o enredo, insere as cenas lemons de forma que não pareçam soltas ou esparsas e também como os dois personagens cresceram dentro do mangá nos outros 13 volumes. Como casal colateral, Nitta trabalha com os personagens Nagisa (que então ficamos sabendo, se traveste de mulher) e seu primo, Yukihito. Aqui ela lida com a relação de protetor e protegido, que aos poucos vai se invertendo conforme o jovem Yukihito começa a ficar mais velho.

Youka Nitta
O interessante é que apesar de serem 14 volumes, a história teve fluidez, especialmente nos momentos cruciais para ambos, como a apresentação do parceiro para os pais (familiares), o fato dos dois se tornarem celebridades após o lançamento do filme que dá nome a série, os acessos de ciúmes de ambos, o aumento na carga-horária de trabalho e com isso, menos chances de se verem.
Mas para mim o momento crucial do mangá foi o casamento, que acontece no volume 06, patrocinado por um personagem de outro titulo de Nitta, o milionário Anthony Monte Carlo, cujo amante, Magira, tem uma queda por Kato. Está é outra coisa que me atraiu nos trabalho dela, o crossover caiu bem no contexto e ainda foi uma forma de rever o casal principal de Casino Lily. Nem preciso dizer que a seqüência da noite de núpcias não deixou nada a desejar.

Cena do casamento de Iwaki e Kato
Outra característica que eu aprecio nos mangás de Nitta-sensei, agora no sentido visual e estético, é a forma como os quadros são colocados, existem alguns closes em partes do rosto dos personagens que dão mais emoção as cenas, sejam elas lemons ou apenas um diálogo comum.

Winter Cicada:

Winter Cicada

E ainda existe a famosa “side-story” criada por ela, envolvendo os dois personagens principais, mas, colocados em outra época e com outros nomes. Claro que eu estou falando de Winter Cicada/Fuyu no Semi (Cigarra no inverno). A história, que no mangá principal está sendo filmada por eles, é contada de forma completa em dois capítulos do volume 05.

Winter Cicada se passa na época da era Meiji, durante uma grande guerra dentro do arquipélago nipônico, Kato se chama Kuzaka e Iwaki, Akizuki. O que começa como uma linda história de amor vai se tornando cada vez mais denso e sombrio após ambos ingressarem na guerra. O ponto de eu ter apresentado esta história a parte é mostrar como Youka Nitta pode nos surpreender trabalhando com os mesmos personagens, em um contexto totalmente diferente.

Youka Nitta processada!

uma das fotos que Nitta foi acusada de plagear.
Em 2008, Youka Nitta foi processada por uma grae marca de roupas, pelo fato de ter reproduzido totalmente as poses dos modelos fotografados nas campanhas da tal empresa, nos seus personagens de mangás. Detalhe, segundo fontes da internet, a Libre, responsável pela publicação de mangás no Japão, recebeu a denuncia de "supostos fãs" de Nitta.

Isso atravancou o trabalho de Nitta que teve de ficar afastada dos mangás e pagar uma multa exorbitante, pelo simples fato de que seus personagens foram desenhados nas mesmas poses dos modelos, sem antes ter sido pedido uma permissão ou pago direitos autorais.

O curioso aqui é que, se você lê todos os mangás do universo Nitta, é fácil notar que em quase todos eles, existe referencias a marcas e produtos estrangeiros, como se ela tivesse admiração por eles. Bem, após este baque, o trabalho dela se tornou mais focado nos personagens e a atenção quanto as ilustrações criadas foi redobrada.

O volume 14 é o fim de Haru Wo Daiteita?


Muito pelo contrário. 

Apesar de que em 2012 Haru Wo Daiteita foi finalizado por um fansub estrangeiro, assim como no país de origem, Nitta trouxe uma noticia para os fãs de Iwaki e Kato, os dois não vão ser colocados na gaveta ou na prateleira, pois uma oneshot chamada Love Trunker foi lançada e tudo indica que terá continuação.

E pelo fato de tantos altos e baixos, processos, atravancamentos, inovações e ousadias, este mangá, para mim, merece figurar entre os que ajudaram a engrandecer o Yaoi como um todo e a aumentar o numero de fãs.

E está é a minha contribuição para o dia do Yaoi, meu mangá e minha manga-ká favoritos, apresentados de forma enxuta, mas, acredito eu, concisa e coerente o bastante para, mesmo quem nunca leu o mangá, tenha conseguido compreender o peso que o mesmo fez na minha vida (e por que não na sua também?).

Leia Mais
 

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Nossa página no Facebook

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Blog Archive

Popular Posts

BTemplates.com

Definition List

Theme Download

Sample Text

Copyright © Tenou's House Layout by: Misaki | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com